quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O EMPREGO

Simplesmente brilhante... "O Emprego" é um curta metragem que nos apresenta de forma irônica o cotidiano do homem contemporâneo, além de permitir várias análises e críticas que perpassam desde a estrutura econômica à social, entre tantas outras. No mais é um curta metragem que dispensa qualquer comentário.





"Curta de animação / curta-metragem de animação
Vencedor de 102 prêmios internacionais / vencedor de 102 prêmios internacionais.

Endereço / Direção: Grasso 'Bou' Santiago
Idéia: Patricio Plaza
Animação / Animação: Santiago Grasso / Patricio Plaza
Produtor / Produção Empresa: Opusbou"

Referências

LICENTIA, Henrique. O Emprego. In: YouTube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Kxbz6WvNq50 > Postado em: 23 Ago 2013. Acessado em: 08 Set 2014.

domingo, 11 de agosto de 2013

"L'homme qui plantait des arbres" - Jean Giono

Costumamos ouvir em nosso cotidiano que uma andorinha só não faz verão. Esta expressão é utilizada nos mais variados contextos, mas no conto "O homem que plantava árvores" de Jean Giono essa expressão não se fez regra. Nesse conto, cuja história perpassa a primeira e a segunda guerra mundial, Elezéard Bouffier, personagem central junto ao narrador, nos dá um exemplo de ética, humanidade, simplicidade e serenidade ativa. O presente conto nos mostra como o ar que abastece nossos pulmões nos possibilitando vida e o vento que semeia sementes pela terra, podem se tornar gases venenosos em prol do capital e ventos revoltosos e destruidores, a ponto provocar até mesmo a loucura. Inúmeros ensinamentos podem der retirados deste magnífico conto, porém dentre estes o que mais cativou foi demonstração de que o ser humano não precisa ser esse animal destruidor que temos presenciado ao longo da história e que se potencializou com o capitalismo avançado; se seremos destruidores ou edificadores, depende de nossas escolhas e que simples gestos podem se tornar grandes mudanças, ou seja, uma andorinha pode não fazer verão, mas pode fazer a diferença... pois, o que é vida se não um plantio?

O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES: